terça-feira, 12 de junho de 2012

Boletim nº 7 - Salvador

AGORA É HORA DE EXPANDIR A GREVE PARA TODOS OS CURSOS!
PELA UNIDADE DE PROFESSORES, ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS!
CONSTITUIR UM COMANDO UNIFICADO JÁ!

    Professores, estudantes e funcionários em greve!

    Os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aderiram à greve nacional em 29 de maio, rompendo o controle da burocracia conciliadora e festiva da direção da APUB. No dia 6 de junho, os estudantes decretaram greve em assembleia. No dia 11 de junho foi a vez dos técnico-administrativos. É evidente que os três segmentos têm suas reivindicações específicas, mas, no fundo, todas lutam igualmente por melhores condições de estudo e trabalho, portanto também têm reivindicações comuns.
    As medidas privatistas e desagregadoras do governo federal afetam os três segmentos, pois não há como estudar e trabalhar em universidades em que não dispomos de condições elementares como bibliotecas, restaurantes universitários, residências, livros, infraestrutura, salários, política de acesso e permanência etc. condizentes com as necessidades da educação pública. Os incentivos do governo Dilma Rousseff (PT) às universidades privadas e os cortes de recursos afetam igualmente estudantes, professores e funcionários, levando a universidade pública ao atual estado.

    Então, por que lutar divididos, se podemos unificar a nossa luta?

    Não tem sentido combatermos as medidas privatistas e desagregadoras do ensino público de forma separada. Podemos e devemos constituir um Comando Unificado de professores, estudantes e funcionários em defesa da universidade pública. Somente à burocracia interessa que professores, estudantes e funcionários atuem separadamente, porque dessa forma é mais fácil combater a greve e derrotá-la.
    A unidade dos trabalhadores e explorados é a nossa verdadeira força social contra o Estado, os governos e a burocracia. Quando se trata de defender as medidas privatistas e desagregadoras da educação pública, os governos e a burocracia se unem contra os explorados. Por isso, devemos trabalhar para que se forme um Comando Unificado que possa concentrar a luta de classes para fazer vitoriosa a nossa greve, derrotar as ações do governo e garantir as nossas reivindicações.

    Nada de divisionismo e de burocracia! Que nossas organizações estejam a serviço da mobilização e da luta!

    A burocracia dos sindicatos e organizações tem atuado no sentido de defender as medidas dos governos, que se chocam com as necessidades das massas trabalhadoras e dos estudantes. Para isso, tem de transformar essas organizações em instrumentos de conformismo, apatia e desmobilização. Devemos denunciar essa política da burocracia e trabalhar por fazer das nossas organizações instrumentos de luta por nossas reivindicações, de forma independente do Estado e dos governos burgueses. A formação de um Comando Unificado é uma tarefa colocada nesse momento.
    Viva a greve das universidades federais! Todo apoio ao movimento grevista nacional e dos professores da UFBA! Unificar em um só combate professores, estudantes e funcionários! Que o governo Dilma (PT) atenda imediatamente as reivindicações do movimento grevista! Combater a política privatista dos governos! Que a UNE e ANEL organizem manifestações e paralisações por todo o país! Que o ANDES-SN organize manifestações em todo o país e na UFBA e um ato unificado nacional! Conquistemos as nossas reivindicações pela ação direta! Em defesa do ensino público e gratuito! POR UM COMANDO UNIFICADO JÁ! NADA DE DIVISIONISMO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário