segunda-feira, 4 de junho de 2012

Boletim nº 4 - Salvador

NÃO PODEMOS ESPERAR PELO PIOR!
OS ESTUDANTES DEVEM APOIAR A GREVE DOS PROFESSORES!
DEVEMOS PARTICIPAR ATIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DA GREVE!

    Uma assembleia histórica!

     No dia 29 de maio, os professores da Universidade Federal da Bahia, presentes em assembleia da categoria, conseguiram romper o controle burocrático imposto anos a fio pelas últimas direções do sindicato APUB e decretaram numa decisão histórica a adesão à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), aprovada em 17 de maio, dirigida pelo ANDES-SN. A proposta de adesão à greve venceu por 119 votos a favor contra 49.
     Na mesma assembleia foi constituído o Comando de Greve, a fim de por em prática a decisão soberana dos professores. Ressalte-se que muitos estudantes acompanharam a decisão pela greve e apoiaram o resultado da votação, solidarizando-se com os professores. Caberia à diretoria do sindicato cumprir a decisão.

    Direção da APUB contraria a decisão da assembleia e tenta afundar a greve!

     A direção da APUB, logo após a votação manobrou com o argumento de que era necessário um referendo para legitimar a decisão da assembleia. É evidente que essa manobra não tem qualquer base mesmo na legislação burguesa sobre a greve. Toda greve é decretada em assembleia, não há nenhum caso em que tenha de ser legitimada em referendo. Trata-se de um instrumento criado pelas direções governistas e conciliadoras para bloquear as decisões soberanas das assembleias que contrariam os seus interesses. O que ocorre é que a direção da APUB é desde sempre contra a greve, tentou evitá-la de todas as formas e, depois da derrota, cria obstáculos de todos os tipos contra o Comando de Greve e a decisão da base.

     Nada de Referendo! Os estudantes devem apoiar a greve e lutar junto aos professores e funcionários!

     Os professores da UFBA tomaram a iniciativa, aderindo à greve nacional. Ao decidirem corretamente aderir ao movimento, estão lutando abnegadamente em defesa da universidade pública contra o ensino privado e as medidas privatistas e desagregadoras em curso, que sufocam a educação pública e mutilam as condições de trabalho e estudo. Agora é a vez dos estudantes darem a sua resposta aos desmandos do governo federal. Devem aprovar em assembleias estudantis em cada curso o apoio à luta dos professores e se engajarem ativamente nas atividades do movimento. Somando-se aos professores, os estudantes fortalecerão decisivamente o movimento rumo à vitória.
    Viva a greve das universidades federais! Todo apoio ao movimento grevista nacional e dos professores da UFBA! Que os estudantes aprovem o apoio e se juntem ativamente aos professores e funcionários, fortalecendo o movimento grevista nacional! Unificar em um só combate professores, estudantes e funcionários! Que o governo Dilma (PT) atenda imediatamente as reivindicações do movimento grevista! Combater a política privatista dos governos! Que a UNE e ANEL se integrem ao movimento grevista e organizem manifestações e paralisações por todo o país! Que o ANDES-SN organize manifestações em todo o país e na UFBA e um ato unificado nacional! Conquistemos as nossas reivindicações pela ação direta! Em defesa do ensino público e gratuito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário