terça-feira, 20 de agosto de 2013

Organizar o movimento estudantil da farmácia

Erlen Meier - Catalisador

Organizar o movimento estudantil da farmácia

Em junho deste ano, houve diversas manifestações contra o aumento da passagem. Foram atos massivos, com grande maioria de jovens, que mostraram a força e a importância da luta coletiva. A reivindicação de redução da passagem foi arrancada do governo e ainda serviu para evidenciar o autoritarismo e violência da PM.

Muitos estudantes da farmácia compareceram aos atos, mas de forma diluída na massa. Se há uma lição dos atos de junho, esta é a de que só a organização coletiva e a ação direta é que podem conquistar nossas reivindicações. E essa atuação organizada faltou na Farma. Isso se deve ao fato de não se terem realizado os fóruns do movimento estudantil que possibilitassem essa organização.

A greve na Faculdade de Direito

Recentemente a Faculdade de Direito da USP entrou em greve por conta de sua grade e da dificuldade de conseguir as matrículas, entre outras pautas. Com a greve eles conquistaram a aceitação de seus requerimentos e a derrubada do diretor em exercício. Nós, estudantes da Farma, sabemos que se existe uma grade com problemas, com matérias muito condensadas e muitos requisitos é a nossa. Além de ter um curso travado por requisitos, nosso tempo para se formar antes de ser jubilado é menor do que do resto da USP, que na sua maioria tem 2n-1 semestres (sendo n o número de semestres ideal) para concluir o curso.

No decorrer do ano aconteceram algumas discussões sobre a nova reforma na grade curricular da farma, onde foi decidido que algumas matérias seriam condensadas (como se nosso curso já não fosse condensado nas matérias importantes e cheio de matérias com mais tempo do que precisam, principalmente no primeiro ano). Foi chamado inclusive um Fórum de Graduação, que ao contrário do que os estudantes poderiam esperar, não foi um espaço para discussão, mas de apresentação das mudanças.

A experiência da Faculdade de Direito mostra, assim como o movimento de junho, que a ação coletiva é o meio para conquistar nossas reivindicações. Devemos nos organizar por meio dos fóruns do movimento estudantil. Foi numa assembleia no início do semestre que os estudantes da SanFran decidiram entrar em greve e elencaram suas pautas. Nós temos uma assembleia que está sendo convocada para quinta feira (22), as 17h no CV.

Assembleias como meio de organização coletiva

As assembleias são a base da organização dos estudantes por que possibilitam a discussão e deliberação coletivas. Nelas os meios e os métodos para se atingir os objetivos são votados e colocados em prática pelos que participaram da discussão. Como fez a Faculdade de Direito, precisamos dar expressão organizada à defesa de nossas necessidades coletivas. Por isso é fundamental que tenhamos convocadas e organizadas nossas assembleias.

Discuta conosco: reunião aberta do catalisador
Quarta-feira às 16h no CV.
Assembleia da Farma
Quinta-feira (22/08) às 17h no CV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário